Dia Mundial da Saúde Gengival: cuidados diários na prevenção e preservação da gengiva saudável

Data publicação: 12/05/2024

Neste Dia Mundial da Saúde Gengival, 12 de maio, os Conselhos de Odontologia reforçam a importância dos cuidados diários na prevenção e preservação da saúde gengival.

As gengivas desempenham um papel fundamental na saúde oral, protegendo os dentes e fornecendo o suporte para uma boca saudável.

As doenças gengivais podem causar problemas graves na cavidade oral gerando também, complicações de saúde sistêmicas e influenciar a qualidade de vida. Há cada vez mais evidências científicas que demonstram a relação entre a inflamação gengival e doenças como a endocardite bacteriana, que pode causar infarto; também existem relatos de gestações de alto risco e bebês prematuros, doenças respiratórias, entre outros males. Pacientes acometidos por Diabetes, leucemia, hipovitaminose, AIDS, deficiências, reações alérgicas, podem, por conta de sua condição, desenvolver gengivite. Até mesmo doenças neurológicas podem resultar no aparecimento da chamada hiperplasia gengival (gengivite medicamentosa).

As doenças bucais são um grande desafio de saúde pública em muitos países, em especial, nações em desenvolvimento. Dados do Ministério da Saúde (MS), alertam ainda, que doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Diante desse percentual, o Sistema Conselhos de Odontologia ressalta a importância em manter uma rotina de higiene bucal completa e fazer visitas regularmente ao Cirurgião-Dentista, maneiras simples para garantir uma saúde bucal e geral em dia.

A LAOHA (Latin American Oral Health Association), está realizando a campanha "Boca Saudável, Corpo Saudável", com materiais de divulgação disponíveis a quem quiser participar.

Para conhecer a campanha acesse:

Para se inscrever, clique aqui.