Tabagismo e Câncer de Boca: Conheça os Riscos e Prevenção

Data publicação: 31/05/2024

Tabagismo e Câncer de Boca: Conheça os Riscos e Prevenção

Neste 31 de maio, data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer Bucal e também o Dia Mundial Sem Tabaco, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) apresentam um artigo que alerta sobre os perigos do tabagismo como fator de risco para o câncer de boca.

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo o principal fator de risco associado ao câncer de boca. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca figura como o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens no país.

Dados de 2021, do Ministério da Saúde (MS), mostram ainda que no Brasil, são registradas mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, equivalente a uma média de mais de 440 mortes por dia. Essa estatística coloca o tabagismo como a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces.

Diante desses dados, o Sistema Conselhos frisa a relevância da luta contra o tabagismo no combate ao câncer bucal. Além disso, a redução no consumo de álcool é um fator importante no combate à doença. Outra ação primordial é a visita regular ao cirurgião-dentista, que pode atuar na detecção precoce e também saúde bucal geral. Juntas, estas ações podem reduzir danos causados pelo tabagismo.

Para ler o artigo completo, acesse o site do CFO (cfo.org.br)