Data publicação: 07/02/2025
O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou, nesta terça-feira (04), uma fiscalização em Machados, no Agreste. Devido às condições insalubres, a equipe de fiscais interditou, eticamente, dois serviços odontológicos da rede pública de saúde. As interdições ocorreram na USF Laranjeiras e na UBS Josefa Ana da Conceição (Sítio Siqueira).
Durante a vistoria, foram constatados problemas, como mofo excessivo, infiltrações nas instalações, equipamentos inoperantes, falhas no processo de esterilização e riscos à segurança com fiação exposta e descarte inadequado de resíduos infectantes.
Além das unidades interditadas, outras também foram notificadas e terão prazos para regularização. A UBS Hélio Mota da Silveira não possui um consultório odontológico fixo, realizando atendimentos em um carro móvel sem estrutura adequada, e a UBS Célio Guerra Alves (Machadinhos) encontra-se com o serviço odontológico inoperante. Situações semelhantes foram verificadas na UBS Cohab e na UBS Santa Terezinha.
O CRO-PE reforça que a interdição ética é uma medida necessária para garantir a segurança da população e o cumprimento das normas vigentes. Relatórios serão encaminhados à Prefeitura e ao Ministério Público para as devidas providências.
As unidades interditadas permanecerão fechadas até a realização das adequações necessárias, e as demais notificadas deverão cumprir os prazos estabelecidos para regularização.