Data publicação: 12/09/2025
O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou, na última terça-feira (09), o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Areal, em São Joaquim do Monte, no Agreste do estado. A ação foi motivada por uma série de irregularidades que comprometiam a qualidade do atendimento e a segurança de pacientes e profissionais.
Durante a fiscalização, a equipe constatou paredes com infiltrações e mofo, bem como a ausência de placa de identificação. Foram observados móveis e equipamentos enferrujados, incluindo a cadeira odontológica e o armário. Também foi verificada a inexistência de autoclave no consultório, além de instrumentais sem data de esterilização e sem monitoramento adequado, em descumprimento às normas de biossegurança. O compressor de ar encontrava-se instalado de forma irregular, suspenso sobre uma escada.
Diante do cenário, o CRO-PE determinou a interdição ética imediata do consultório odontológico, garantindo que os atendimentos só sejam retomados após a correção das irregularidades.
O Conselho reforça que a população pode contribuir no combate a situações como essa realizando denúncias de más condições de atendimento odontológico. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo link: https://cro-pe.org.br/denuncia-tipo.php