CFO Esclarece: antes do clareamento dental, saúde bucal deve estar em pleno equilíbrio

Data publicação: 05/01/2026

A supervisão do cirurgião-dentista é fundamental durante todo o processo. Ele é o responsável por avaliar, indicar e conduzir o tratamento mais seguro e eficaz para cada paciente, garantindo não apenas o clareamento, mas a saúde dos dentes


Responsive image

O sorriso é uma forma de expressão e comunicação, sendo que a tonalidade dos dentes pode afetar positiva ou negativamente a forma como o indivíduo se vê. Por esse motivo, muitas pessoas buscam pelos tratamentos de clareamento dental. No entanto, antes de qualquer procedimento estético, é essencial verificar se a saúde bucal do paciente está em dia. Ou seja, dentes mais brancos também devem ser sinônimo de dentes saudáveis .

O programa CFO Esclarece destaca que o clareamento dental envolve processos químicos e que deve sempre ser realizado com orientação e supervisão de um cirurgião-dentista, de forma que seja assegurada a qualidade dos resultados e, principalmente, a proteção da saúde bucal. Os pacientes não devem, em hipótese alguma, recorrer a receitas caseiras ou produtos comprados na internet.

"Se houver algum problema bucal, este precisa ser solucionado antes do clareamento, pois cavidades, inflamações gengivais e sensibilidades prévias podem se agravar durante o tratamento, causando dor ou riscos à saúde da boca. Então, os pacientes devem estar conscientes de que o clareamento só pode ser realizado com indicação e acompanhamento de um cirurgião-dentista", reforça a conselheira federal do CFO, Bianca Zambiasi.

Inicialmente, o profissional fará uma avaliação do quadro clínico do paciente e, caso haja necessidade, realizará outros tratamentos odontológicos antes do clareamento. Além disso, apenas o profissional tem condições de avaliar se o tratamento será eficaz, já que o gel não tem efeito em restaurações e próteses dentárias.

É fundamental também que durante o tratamento de clareamento o paciente siga as orientações do cirurgião-dentista à risca para garantir que sejam alcançados os melhores resultados. "Após o clareamento, é comum que os pacientes acreditem que precisam seguir restrições alimentares intensas. Porém, essa é uma questão que precisa ser desmistificada. Recomenda-se apenas evitar alimentos muito ácidos em caso de sensibilidade", pontua a cirurgiã-dentista Deborah Stona, professora, mestre e doutora em Dentística Restauradora.



© 2026 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por