CRO-PE e Funasa discutem sobre o processo de fluoretação no Estado

Data publicação: 11/11/2013

Na manhã desta segunda (11), o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se reuniram para discutir questões ligadas à fluoretação das águas de abastecimento do Estado. O encontro aconteceu na Superintendência Estadual da Funasa em Pernambuco, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife. Estiveram presentes o Dr. Rogério Zimmermann e Dr. Petrônio Martelli, membros do CRO-PE e Dr. João Henrique Rangel e Dr. Osman Lira, superintendentes estaduais da Funasa.

Na ocasião, foram discutidos os benefícios da fluoretação das águas do Estado e a importância do controle do teor de flúor, bem como os custos do processo e as verbas já liberadas. Também foi mencionada a importância de uma parceria entre a Compesa e a Funasa para o monitoramento da fluoretação e repasse de informações para a população e as demais entidades envolvidas. A presença do CRO-PE e de outros conselhos municipais e estaduais também é indispensável, podendo incentivar o cumprimento das leis referentes a esse processo. Em seguida, foi feita uma visita aos laboratórios da Funasa e à unidade móvel para conhecer os equipamentos de análise e controle da qualidade da água.

A adição de compostos fluoretados às águas que abastecem o estado de Pernambuco é de extrema importância para a população, uma vez que a medida traz benefícios a todas as camadas da sociedade e não há comprovação científica de que o flúor traz malefícios à saúde da população, desde que as quantidades do elemento sejam cuidadosamente monitoradas.