Data publicação: 24/01/2014
Prezados Colegas,
Entre as propostas aprovadas pela categoria na eleição que nos conduziu à presidência do CRO-PE estava a redução escalonada das anuidades. Essas propostas, como noticiado à época da campanha, foram registradas no Cartório Mariani 2ª RPDTJ sob o número 0362356.
Para cumprir com esse compromisso, levamos a proposta à discussão no Conselho Federal de Odontologia, visto que é a instância em que se define o valor das anuidades e como elas serão cobradas.
Posta em discussão, a proposta, apesar de grande aceitação, não pôde ser aprovada por conta dos custos do seguro coletivo, proporcionado este ano para todos os inscritos, cuja cobertura inclui morte acidental, invalidez permanente e assistência funeral, pelo qual estarão cobertas todas as despesas do profissional até o sepultamento e/ou cremação.
Ressalte-se ainda, que a decisão de não implementar a proposta já nesse ano, se deu em face da opção que tivemos de tomar entre o seguro e a implantação do escalonamento, pois do ponto de vista financeiro o CRO-PE não poderia arcar com ambos os custos sem comprometer suas funções institucionais. Ressalte-se ainda, que caso adotássemos o escalonamento seríamos o único Conselho a fazê-lo dificultando a unidade que é tão necessária ao sistema CFO/CROs.
Ressalte-se, por necessário, que a proposta, mesmo que inviabilizada neste exercício, será colocada em discussão no ano em curso, proposição do CRO-RS, com o fito de ser implantada em todos os estados da federação, já na próxima anuidade.
Poderíamos, se tivéssemos usado a proposta com interesse eleitoreiro, implementá-la irresponsavelmente, e isso seria fácil, mas não é assim que me propus a conduzir a autarquia.
Frente ao exposto, ratificamos o compromisso assumido e garantimos que em 2015 a proposta de escalonamento será implementada em Pernambuco, sendo que esperamos seja a mesma adotada em nível nacional, por ser justa e exequível.
Finalmente convidamos a todos para uma visita ao CRO, quando poderemos mostrar todas as ações efetivadas até o momento, pois mesmo que divulguemos em nossos informativos é muito bom tê-los ao nosso lado colaborando na administração do nosso Conselho.
Rogério Zimmermann
Presidente