Data publicação: 17/02/2014
Na última sexta (14), mais de 40 estudantes do 5º período de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vieram à sede do CRO-PE para uma aula extraclasse da disciplina de Saúde, Educação e Sociedade V. Acompanhados pela Prof. Ivoneide Zimmermann, os alunos puderam conhecer a função do Conselho e das demais entidades relacionadas à Odontologia. "Nosso objetivo é aproximar o Cirurgião-Dentista do Conselho desde a sua formação acadêmica. É importante que os alunos conheçam a realidade do CRO-PE para brigar pelas entidades e junto com as entidades", defendeu.
Danielle Ferreira, uma das estudantes, estava animada com a visita. "Acredito que a Odontologia vai além dos cuidados com a saúde bucal. Quero conhecer a função do Conselho porque, quando eu me formar, espero ter meu trabalho reconhecido e ser bem representada", afirmou.
Durante a aula, os alunos puderam ouvir relatos de Cirurgiões-Dentistas que atuam no Conselho, diferenciar as funções do Sindicato e do CRO-PE e fazer perguntas a respeito do Código de Ética. "A função do Conselho Regional de Odontologia é normatizar e fiscalizar o exercício profissional, mas também defendemos e amparamos os cirurgiões-dentistas", explicou o presidente do CRO-PE, Dr. Rogério Zimmermann. O presidente também falou sobre a participação do Conselho no 22º Congresso Pernambucano de Odontologia (Copeo), no mês de abril, e convidou os estudantes a participarem das atividades.
Foram debatidos temas como o exame de proficiência e o selo de qualidade para os cursos de Odontologia no Estado, além da importância da juventude na politização da categoria. "É importante que vocês participem, critiquem e façam parte das nossas entidades para construir uma nova Odontologia", disse o Dr. Eduardo Vasconcelos, presidente da Comissão de Comunicação. "Vocês devem participar desses debates para chegarem ao mercado valorizando ainda mais a profissão", enfatizou o Dr. Igor Morais, membro da Comissão de Fiscalização.