Data publicação: 19/02/2014
O setor de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco interditou, na última segunda (17), três Unidades de Saúde da Família na cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana. De acordo com a Drª Berta Moreno, Coordenadora da Fiscalização na Região Metropolitana, as unidades apresentavam inúmeras irregularidades que comprometiam o atendimento à população. Até agora, 3 das 11 unidades fiscalizadas receberam a notificação de interdição do CRO-PE.
Segundo a Drª Berta, as USFs Borralho, João Paulo II e Nossa Senhora do Carmo estavam irregulares no que diz respeito às normas técnicas e higiênicas. A USF Borralho, no km 7 da Estrada de Aldeia, apresentava mofo nas paredes e ar-condicionado sem moldura e espuma mal colocada, o que facilita a entrada de insetos. O atendimento na Unidade João Paulo II estava sendo feito em sala com 7m², fora das normas mínimas, além de ter uma única pia para lavagem de mãos e de instrumentos odontológicos. A USF Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alberto Maia, recebia pacientes em consultório com ar-condicionado quebrado e mofo nas paredes e no teto.
A fiscalização do CRO-PE busca regulamentar o trabalho dos profissionais da Odontologia para garantir atendimento odontológico de qualidade à população do Estado. Para isso, uma das metas da atual gestão é ampliar o número de fiscais através de processo seletivo para contratação temporária de 8 novos profissionais que atuarão na RMR e no interior.