Goiana recebe I Caravana da Saúde Bucal

Data publicação: 27/02/2014

Evento levou fiscalização e cursos aos profissionais da Odontologia

O município de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, recebeu na última terça-feira (25/02) a I Caravana da Saúde Bucal, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). A primeira edição do evento contou com palestras e visitas de fiscais em consultórios públicos e privados. As capacitações aconteceram na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim (Eremag) com a presença de vários profissionais de saúde bucal da região.

O presidente do CRO-PE, Dr. Rogério Zimmermann, realizou a abertura do evento. Em seguida, foi iniciado o primeiro curso do dia sobre Urgências em Endodontia. O Cirurgião-Dentista Eduardo Vasconcelos conduziu a aula e falou sobre emergência e prática odontológica, além da origem das dores de dente, restaurações e parte clínica. “É preciso mostrar confiança e tranquilidade na hora do atendimento”, afirmou. Além disso, também foi abordado o uso da automedicação entre os pacientes. O profissional ainda falou da dificuldade de exercer a função. “Sabemos que é difícil, hoje, encontrar no serviço público de saúde, acesso à endodontia”, concluiu. Os participantes responderam um questionário, distribuído pelo Conselho, a fim de tabular as principais reivindicações dos profissionais.

O curso de Atendimento a Pacientes Especiais, ministrado pelo Prof. Adelmo Aragão-Neto, tirou dúvidas dos profissionais a respeito dos medicamentos que podem ser usados durante o atendimento a pacientes que necessitam de conduta personalizada devido a seu estado de saúde diferenciado. Segundo o Prof. Adelmo, a participação do público de Goiana contribuiu para o sucesso do curso. "Os profissionais fizeram perguntas durante o evento e enviaram e-mails para tirar suas dúvidas a respeito do tema. Isso é muito importante para que os pacientes recebam o atendimento adequado", afirmou.

O objetivo do Conselho é, até o final do ano, beneficiar outras cidades do Estado. "Nosso objetivo é fiscalizar e orientar os profissionais que trabalham nas cidades distantes da Região Metropolitana do Recife", afirmou Rogério Zimmermann. Após o curso, o presidente do CRO-PE conversou com os participantes sobre a atividade ilegal da função, a criação de cursos de Odontologia - que muitas vezes não oferecem estrutura de aulas práticas para os alunos - e sobre a questão salarial dos Cirurgiões-Dentistas. “Há uma diferença no salário dos profissionais, principalmente na rede pública”, ressaltou.

Os participantes aproveitaram para tirar dúvidas com o presidente do Conselho sobre venda de materiais de uso exclusivo dos profissionais de saúde bucal, como materiais para aparelhos ortodônticos. Outro assunto abordado foi a fixação dos profissionais nas unidades de saúde no interior. “Não precisamos de mais Dentistas, mas de políticas de fixação desses profissionais no interior”, concluiu o presidente. Além das palestras, o CRO-PE também realizou uma fiscalização nas clínicas públicas e particulares da cidade, com o objetivo de verificar as condições de atendimento para a população.