Data publicação: 09/04/2014
Ao completar meio século de atividades, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) comemora, hoje (09/04), em Brasília, as conquistas alcançadas pela instituição, em prol do cidadão brasileiro e dos profissionais do setor. Na solenidade, será entregue a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, criada pelo CFO, por meio da Resolução nº 196, de 15 de julho de 1995, para destacar, anualmente, cirurgiões-dentistas e autoridades por serviços prestados à Odontologia Brasileira, com indicações votadas por uma Comissão de integrantes da classe. Nesse ano, serão agraciadas seis personalidades, dentre elas, um deputado estadual que serão anunciadas no evento. Já os ex-presidentes do Conselho serão homenageados com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro da Autarquia. Os profissionais da área de saúde bucal vão conhecer os futuros projetos e ações que serão anunciados, nessa noite, para grandes realizações no setor.
Há 50 anos o Conselho Federal de Odontologia valoriza a ética da profissão no país, zela pela saúde bucal de todos os brasileiros e aproxima profissionais e pacientes. A gestão do atual presidente, Ailton Rodrigues, vem se pautando pelo diálogo, pela parceria e pela cooperação e luta pela qualidade do atendimento em saúde bucal em todo o território nacional.
O presidente faz um chamado especial à sociedade e aos profissionais da Odontologia, vamos comemorar juntos as conquistas deste cinquentenário e, de coração aberto, unir forças para alcançarmos, por meio de ações preventivas e sociais, nossos objetivos em proporcionar o bem-estar e a qualidade na saúde bucal de todo cidadão brasileiro, diz Morilhas.
O CFO trabalha junto aos Conselhos Regionais, com os profissionais e com a sociedade, para isso, é prioridade conhecer as necessidades do público para a busca de soluções específicas para a área, com ações voltadas aos cidadãos. Com grandes vitórias já conquistadas, a autarquia está sempre com os olhos no futuro, e acompanha, junto ao Congresso Nacional, o andamento de Projetos de Lei que instituem:
- Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal O CFO, preocupado com a doença, que mata mais de 4 mil pessoas por ano, acompanha na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados que aprovou, por unanimidade, projeto que cria a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (PL 3939/12), a ser celebrada todos os anos, na primeira semana de novembro. A matéria segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle deste mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, ocorreram 14.170 casos novos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres. O relator da matéria, deputado Lael Varella (DEM-MG), ressalta que é um número crescente e com alto índice de morte, visto que dados de 2010 apontam 4.891 mortes, 3.882 de homens e 1.009 de mulheres.
- Presença de um Cirurgião-Dentista nas UTIs - O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, convoca todo o Conselho Federal de Odontologia em iniciativa conjunta com os Conselhos Regionais, entidades de classe, Sindicatos e Federações de Odontologia para mobilizar os senadores em seus estados com o objetivo de promover entendimentos quanto aos benefícios gerados com a aprovação do PLC 34, que promove a qualidade da saúde bucal, com ações de prevenção, quanto à higiene do paciente. O Projeto segue para o plenário do Senado Federal em caráter de urgência, por determinação do relator e, na sequência segue para sanção presidencial.
- Cirurgião-Dentista no Simples Nacional - Membros do CFO acompanhados do cirurgião-dentista e deputado federal, Geraldo Tadeu, se reuniram com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, em Brasília, para tratar do Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 237/2012), que trata da inclusão dos Cirurgiões-Dentistas no Simples Nacional. O objetivo da ação é fazer com que os especialistas sejam enquadrados na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte.