Mata Sul recebe I Caravana da Saúde Bucal

Data publicação: 17/04/2014

A cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado, recebeu na última quarta-feira (16) a II Caravana da Saúde Bucal, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). A segunda edição do evento contou com palestras e fiscalização em consultórios públicos e privados da região. Na sede da III Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Palmares, foram realizados cursos para Cirurgiões-Dentistas da região; já os auxiliares puderam discutir a respeito de temas ligados à profissão na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, (FAMASUL). A ação aconteceu em parceria com outros conselhos, como o de Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia, que também realizaram fiscalizações na cidade.

O presidente do CRO-PE, Dr. Rogério Zimmermann, realizou a abertura do encontro. Em seguida, Juliana Fraga, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia de Pernambuco, (CREFONO4), falou com os participantes sobre o Dia Mundial da Voz, no dia 16 de abril. Logo após, foi iniciado o primeiro curso, conduzido pelo professor e também Cirurgião-Dentista Alexandre Batista, que falou sobre reconstrução dentária através de realização de canal dentário. “Quer que a restauração fique boa? Basta aplicar uma única camada”, afirmou. Além disso, Alexandre também abordou pontos importantes sobre clareamento dentário.

No final do curso, o Dr. Rogério Zimmermann discutiu a respeito da importância da participação dos profissionais junto ao sindicato e ao Conselho, além de abordar sobre a diferença salarial em todo o país. “Na teoria, os dentistas deveriam receber 3 salários mínimos, mas isso não é cumprido, já que muitas cidades pagam valores diferentes aos profissionais”, afirmou. O presidente do CRO-PE também falou com os participantes sobre a importância dos dentistas na hora de orientar os pacientes. “Precisamos que vocês sejam nossos multiplicadores, informando às pessoas sobre os riscos que elas correm”. À tarde, os CDs acompanharam o curso sobre urgência e emergência na atenção básica, ministrado pelo Prof. José Romar de Almeida.

O segundo curso da manhã foi realizado no auditório da FAMASUL e conduzido pelo professor Alfredo Gaspar, secretário do CRO-PE. Durante o encontro, direcionado a profissionais auxiliares, foram discutidas questões importantes da biossegurança na prática odontológica, como cuidados no uso de instrumentos contaminados, esterilização e infecção cruzada, riscos de uso de único instrumento em dois pacientes sem que se haja um cuidado com o instrumento. O Dr. Rogério Zimmermann também conversou com os auxiliares sobre a importância da participação dos servidores em reuniões sindicais. “Vocês precisam brigar pela insalubridade. É um direito de vocês”, afirmou.