CRO-PE, UPE e SES discutem situação dos estudantes de Odontologia de Arcoverde

Data publicação: 07/05/2014

Sem pré-clínicas e clínicas, alunos do 5º período têm participado apenas de aulas teóricas

Em reunião realizada ontem (06) na Secretaria Estadual de Saúde (SES), o CRO-PE tratou a respeito da situação dos alunos de Odontologia da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde, que não têm aulas práticas em clínicas e pré-clinicas devido à falta de estrutura oferecida pela universidade. Estiveram presentes o Dr. Petrônio Martelli, suplente do CRO-PE; a coordenação do Campus Arcoverde da UPE; representantes da SES e membros do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), além de professores e estudantes de Odontologia.

As turmas do quinto e sexto períodos ainda não passaram por experiências práticas e assistem às aulas numa escola municipal da cidade. Desde 2013, os estudantes realizam protestos em Arcoverde e na capital pernambucana chamando a atenção para as falhas do curso. "O Conselho está disposto a ajudar os estudantes e a solucionar a situação entre a Universidade, o Governo e a Secretaria de Saúde. Não podemos deixar que os alunos tenham o desempenho no curso prejudicado por falta de estrutura", afirmou o Dr. Petrônio Martelli. Segundo ele, há um impasse entre a Secretaria Estadual de Saúde e a UPE a respeito da manutenção das clínicas, o que prejudica a estrutura do curso e, consequentemente, o desempenho dos alunos.

Como representante do Conselho, o Dr. Petrônio ficou responsável por obter a ata de licitação para as clínicas e pré-clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Como o processo licitatório é lento, a ata de licitação da UFRN para a estrutura física do curso de Odonto iria agilizar a nossa situação", disse. Dentro de 15 dias, haverá uma nova reunião para apresentar os resultados obtidos.