Estudantes de Arcoverde ainda esperam pela estrutura física das aulas práticas

Data publicação: 21/05/2014

CRO-PE vem acompanhando o caso e esteve presente na última reunião com a SES-PE

Na tarde de ontem (20), os acadêmicos de Odontologia da UPE - Campus Arcoverde estiveram mais uma vez reunidos com membros da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), professores, diretores dos campi e membros da Seção Sindical dos Docentes da Universidade, além de representantes do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O novo encontro teve como principal objetivo a exposição dos questionamento dos alunos a respeito dos processos burocráticos que envolvem a construção de clínicas e pré-clínicas para os estudantes.

Há urgência na entrega das instalações para que os alunos possam, enfim, iniciar a prática durante a graduação. Segundo os estudantes e professores presentes na reunião, não houve nenhum avanço nas obras. "Atualmente, cerca de 40 alunos não têm acesso à parte prática do curso", afirmou Marcos Pacheco, estudante do 3º período de Odontologia e presidente do Centro Acadêmico. "Em agosto, mais uma turma irá entrar na Universidade, então serão cerca de 60 estudantes que dependem das aulas práticas para avançar no curso, mas ainda não há estrutura para isso", disse.

Segundo o Dr. Petrônio Martelli, conselheiro suplente do CRO-PE, a ata de licitação para as clínicas e pré-clínicas da universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (pleiteada com o objetivo de agilizar o processo licitatório da estrutura do curso de Arcoverde) ainda não foi obtida devido a impasses no setor administrativo da UFRN. Entretanto, o professor Fábio Rocha, representante da UPE presente no encontro de ontem, se comprometeu em ir a Natal na próxima semana e solicitar o documento pessoalmente, devido à urgência da situação.

De acordo com o Coordenador de Saúde Bucal da SES, Dr. Paulo César Oliveira, 6 de junho é o prazo para entrega da clínica e início da montagem dos equipamentos. A estrutura será montada em contêineres e conterá 12 módulos com 5 equipos e uma bancada com 10 mesas. "Nas duas últimas reuniões, percebemos avanços e melhoras na situação. Como estudantes, a única coisa que queremos é que tudo esteja pronto o mais rápido possível", afirma Marcos Pacheco.

O CURSO - Desde o início da graduação em Odontologia no campus Arcoverde da UPE, há dois anos e meio, não há estrutura física para as aulas práticas. A matriz curricular do curso chegou a sofrer mudanças em 2013, quando algumas disciplinas teóricas foram reposicionadas para que os estudantes não tivessem ainda mais prejuízos por causa da falta de clínicas e pré-clínicas.