Data publicação: 10/07/2014
A fiscalização do CRO-PE e uma equipe da Polícia Civil visitaram cinco laboratórios de prótese dentária nos bairros de Cajueiro Seco e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na tarde de ontem (09/07). A ação aconteceu para periciar os locais a fim de comprovar a veracidade de notícias-crime entregues pelo Conselho no dia 16 de junho, sobre práticas ilegais da Odontologia feitas na região. Segundo o Dr. Igor Morais, Coordenador da fiscalização e responsável por fazer a entrega das notícias à polícia, o Conselho tem recebido várias denúncias acerca do exercício ilegal em Jaboatão.
Dos cinco laboratórios previstos para visita, três foram encontrados abertos. Em um deles, a perícia constatou materiais de uso exclusivo do Cirurgião-Dentista sendo utilizados pelo protético, que não possuía curso técnico em prótese dentária, inscrição no CRO ou na Vigilância Sanitária. O laboratório continha cadeiras de espera, o que levou a polícia a crer que o trabalho estava sendo feito diretamente com pacientes. O responsável técnico do laboratório foi levado diretamente à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os responsáveis técnicos dos outros laboratórios visitados foram intimados a comparecer ao 6º Batalhão da Polícia Militar de Jaboatão para prestarem depoimento. Na visita anterior, feita no dia 2 de julho, a perícia foi realizada em seis outros laboratórios. O exercício ilegal da Odontologia é um crime previsto no Artigo 282 do Código Penal e o praticante pode cumprir pena que varia de seis meses a dois anos.