CRO-PE promove encontro com Mozart Sales

Data publicação: 09/09/2014

Propostas da categoria foram apresentadas ao candidato a deputado federal

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) promoveu, no último dia 27 de agosto, encontro com o ex-secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales - atualmente candidato ao cargo de Deputado Federal por Pernambuco pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Na ocasião foi abordada a importância de tornar a saúde bucal uma prioridade na saúde pública em Pernambuco. O candidato recebeu uma lista de propostas do Movimento da Reforma Sanitária com pontos relacionados ao aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, também foi entregue a ele um documento com sugestões de políticas para a saúde bucal em Pernambuco.

Entre os principais pontos: implantação de um incentivo estadual para os municípios que equipararem as unidades de saúde da família com equipes de saúde bucal; garantia do acesso ao serviço de urgência odontológica 24h em todas as UPAs do estado e criação do observatório das doenças bucais.

Mozart Sales adiantou que concordava com a maioria das propostas apresentadas. Ele garantiu que estudaria os documentos ponto por ponto e voltaria a conversar com os odontólogos.

Conheça Mozart Sales

Formado em Medicina pela UPE, Mozart Sales foi gerente do Distrito Sanitário VI do Recife, vereador e chefe de gabinete dos Ministérios da Saúde e de Relações Institucionais. Como secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, criou o Mais Médicos e um portal para tirar dúvidas dos profissionais de saúde (Saúde Baseada em Evidências), além de ter estimulado médicos, enfermeiros e odontólogos brasileiros a trabalhar nos postos de saúde de regiões carentes através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que beneficiou, apenas em Pernambuco, 39 odontólogos. Também participou do aumento de 48,2% para 52,1% da cobertura populacional no Estado do Brasil Sorridente e da implantação de oitoCentros de Especialidades Odontológicas (CEOs), 62 Laboratórios de Próteses Dentárias e 185 Equipes de Saúde Bucal (ESBs).

Propostas de Mozart Sales para o setor, fruto da discussão com representantes da categoria:

- Participação na construção de uma política estadual de saúde bucal com um planejamento que vise os próximos cinco anos;

- Ajuda na viabilização de recursos, por meio de articulação junto ao governo federal e por emenda parlamentar, para a ampliação e qualificação de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs), CEOs e das ESBs na Estratégia de Saúde na Família;

- Incentivar os municípios a equipar as Unidades de Saúde da Família com equipes de saúde bucal, inclusive com implantação do terceiro turno de atendimento;

- Apoio à inserção do indicador de saúde bucal na Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária;

- Viabilização de recursos para o serviço de Urgência Odontológica 24h nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) assim como implantação de especialidades odontológicas nas UPAS Especialidades, com seleção pública dos profissionais;

- Apoio à qualificação permanente de gestores, profissionais e técnicos de saúde bucal e prótese dentária com orçamento previsto no Plano Plurianual;

- Apoio à criação do cargo de Odontolegista.