CRO-PE leva propostas para III ANEO

Data publicação: 17/10/2014

Em PE foram apresentadas seis propostas de alteração de especialidade

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) promoveu, nesta terça-feira (13/10), o encerramento da III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), em São Paulo.

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) participou do encontro levando as propostas que foram avaliadas pelos Cirurgiões-Dentistas durante a Assembleia Estadual de Especialidades Odontológicas. A etapa preparatória estadual para a III Assembleia Nacional das Especialidades Odontológicas (Aneo) foi realizada no dia 28 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Na Assembleia, representantes de todos os Conselhos Regionais de Odontologia do país (CROs), estudantes de odontologia, representantes de grupos estudantis discutiram temas importantes para a Classe Odontológica. Entre os temas estão a criação de novas especialidades, habilitações, alteração na carga horária nos cursos de especializações, entre outros.

O CRO-PE, representado pelo presidente Dr. Rogério Zimmermann, foi bastante atuante em seus posicionamentos, ao ser contrário a algumas criações debatidas na Assembleia, como a Especialização em Auditoria Odontológica e a criação da hipnose como especialidade odontológica, por acreditar não haver a necessidade, tendo em vista que a Lei N° 5.081, que regula o exercício da Odontologia, já habilita o Cirurgião-Dentista a utilizar a hipnose, sempre que for necessário.

O encontro serviu para que algumas especialidades que não existiam, pudessem ser criadas, como a Acupuntura em Odontologia, a Odontologia de Esportes e a Homeopatia, assim como fosse habilitado Odontologia Hospitalar, Odontologia integral Antroposófica e a Ozonioterapia. Nomes de especialidades foram modificados em prol do melhor entendimento da odontologia, como foi o caso, da Saúde Coletiva e da Família, que passou a ser chamada de Saúde Coletiva e a Patologia Bucal, que passou a se chamar Patologia Oral e Maxilo Facial. E houve alteração de carga horária em alguns cursos de especialização, como foi o caso, do curso de Cirurgia Buco Maxilo Facial que passou a ser de 3.000 horas e Dentística que foi reduzido de 950 para 750 horas.

A Drª Ivoneide Zimmermann, participante da ANEO desse ano, explicou que esses eventos são importantes para que possam ser discutidos temas de relevância para a categoria, mas que ainda precisam passar pela aprovação do Conselho Federal de Odontologia para que as decisões tomadas possam vigorar. E classificou como proveitoso o encontro. “Foi bem proveitoso, foi onde profissionais puderam discutir o que acontece no Brasil e é hora de refletir o rumo do ensino da odontologia”, finalizou.

O CRO-PE mais uma vez reitera o seu compromisso com a Classe Odontológica.