CRO-PE faz nova fiscalização no Sertão do Estado

Data publicação: 19/12/2014

Dentre as ocorrências, uma denúncia contra um possível falso dentista está sendo investigada

Em mais uma ação, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou outra grande fiscalização no Sertão do Estado. As ações aconteceram em nove municípios: Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaíba, Triunfo, Quixaba, Flores, Afogados da Ingazeira, Araripina e Tabira, entre os dias 01 e 09 de dezembro.

No município de Serra Talhada, o CRO-PE vistoriou 21 estabelecimentos entre públicos e privados, com uma interdição por falta de condições dignas e salubres para o atendimento. Em Santa Cruz da Baixa Verde, outro município do Sertão Pernambucano, foram seis vistorias, com um estabelecimento público interditado, também por não ter condições de funcionamento.

Na cidade de Carnaíba foram quatro estabelecimentos públicos vistoriados, sem interdições. Já nos municípios de Triunfo, Quixaba e Flores, o CRO-PE inspecionou três consultórios públicos em cada cidade, também sem interdições. Em Afogados da Ingazeira foram 23 consultórios visitados pelo Conselho entre públicos e privados, e em Araripina, sete estabelecimentos públicos, foram fiscalizados; em ambas as cidades não houveram interdições.

A situação mais difícil, ocorreu no município de Tabira onde seis estabelecimentos foram vistoriados e uma denúncia contra um possível falso dentista foi encaminhada ao CRO-PE. Ao chegar no estabelecimento, o denunciado não foi encontrado e a denúncia foi encaminhada a Vigilância Sanitária e a delegacia da cidade, que está investigando o caso.

Para o coordenador da Fiscalização do CRO-PE, Dr. Igor Morais, a ação no sertão foi positiva, porque conseguiu chegar a locais de difícil acesso e em sua maioria estavam em boas condições. Ele reitera ainda, o compromisso do CRO-PE. "O compromisso que o CRO-PE tem, é que as fiscalizações deixem de ser pontuais e passem a ser de rotinas, em todas as regiões do Estado", finalizou.

O CRO-PE informa que a prática ilegal da profissão é crime e passível de punições.