CRO E SOEPE PROMOVEM REUNIÃO DA CATEGORIA

Data publicação: 26/02/2015

Nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE) promoveram reunião da categoria para tratar da atual situação do atendimento odontológico na Rede Pública do Recife. Dr. João Batista Sobrinho, Conselheiro e representante do CRO-PE, junto ao Presidente do SOEPE, Ailton Coelho receberam o Vereador e atual Secretário da Juventude da Prefeitura do Recife, Jayme Asfora, Ana Toti, assessora do Presidente da Câmara de Vereadores, Vicente André Gomes, o assessor do Vereador André Régis, Felipe Régis, além dos líderes comunitários de diversas localidades do município e dos profissionais de Saúde Bucal aprovados em concurso realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife em 2012 que ainda não foram chamados.

Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Sindicato, a pauta principal foi a atual situação das diversas comunidades da cidade do Recife onde o atendimento odontológico se encontra defasado por conta do número de profissionais disponíveis. De acordo com Eliane Maria da Silva, Presidente da Associação de Moradores da Vila das Aeromoças, no bairro do Ibura um único Cirurgião-Dentista é responsável por toda aquela área. "Nós precisamos de mais profissionais de Saúde Bucal nos PSFs, pois hoje só temos um Cirurgião-Dentista atendendo 5.680 famílias, já que o Ibura é muito grande e as comunidades próximas, como Zumbi do Pacheco, UR-05, UR-06, todas elas, recebem atendimento no nosso posto de saúde."

O encontro também contou com a participação do grupo de Cirurgiões-Dentistas aprovados no Concurso da Prefeitura do Recife em 2012 e que ainda aguardam pela nomeação. Ao todo, foram 582 profissionais aprovados. Uma comissão formada por eles apresentou uma retrospectiva do caso e relembrou da urgência em se convocar os profissionais, pois a validade do concurso já foi prorrogada até Julho de 2016.

Para o Vereador e Secretário da Juventude da Prefeitura do Recife, Jayme Asfora, "as pautas ligadas à Saúde Bucal recifense são de extrema importância, pois é um direito da população ter acesso à ela. Reuniões como essa, onde pautas sobre a saúde são discutidas, precisam ser feitas pois é onde desenvolvemos o diálogo junto às partes integrantes para tudo fluir".

De acordo com o Presidente do SOEPE, Ailton Coelho, "as comunidades estão precisando de assistência, estão carentes de profissionais de Saúde Bucal. A postura do Sindicato é a de procurar assistir essa demanda tão importante juntamente com o Conselho Regional de Odontologia, buscando sensibilizar os gestores públicos para vermos a possibilidade dessas nomeações de tantos Cirurgiões-Dentistas já aprovados e que até hoje não foram chamados enquanto os locais estão precisando".

As pautas discutidas na reunião vão ser encaminhadas para a Secretaria de Saúde por meio dos Vereadores e pelo SOEPE e CRO-PE.