CFO realiza primeira plenária de 2015

Data publicação: 03/03/2015

Reunião contou com a presença de representantes dos Conselhos Estaduais

Na última quinta-feira, 26 de fevereiro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou a primeira plenária do ano em Brasília, contando com a presença de todos os representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia do país.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Rogério Zimmermann, compareceu ao encontro que tratou de temas como Alteração do Regimento Eleitoral dos Conselhos, Regulamentação das Auditorias, Revisão da Consolidação das Normas dos Conselhos, Fiscalização do Exercício Profissional dos Técnicos Radiológicos nos estabelecimentos de Radiologia Odontológica e assuntos gerais. Durante a reunião, todos os temas foram discutidos e seguem, agora, para decisão do CFO.

Mudanças no regimento eleitoral também foram sugeridas: Em proposta apresentada formalmente pelos Conselhos do Paraná, Goiás e Maranhão, a possibilidade das próximas eleições dos Conselhos Regionais acontecerem totalmente online, ou seja, com votação pela internet, foi amplamente discutida. "Ficou deliberado que existia a possibilidade do voto ser eletrônico e uma Comissão foi criada para estudar a melhor forma de viabilizar isso até as próximas eleições. Essa Comissão irá levar para o Conselho Federal as possibilidades para que se possa implantar esse tipo de votação em todos os Conselhos Regionais", explicou Dr. Rogério Zimmermann.

"Isso é um grande avanço uma vez que modifica, que atualiza, que traz mais segurança, que traz mais economia e mais democracia para todo o processo de votação no âmbito dos Conselhos Regionais. O custo vai ser menor, vai haver mais praticidade e, com certeza, todos os mecanismos de segurança vão ser estudados para haver a certificação de um processo seguro", finalizou o Presidente do CRO-PE.

SAIBA MAIS

As últimas eleições do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco aconteceram no dia 28 de novembro de 2014. O processo elegeu os novos membros efetivos e suplentes do Conselho responsável pelo Biênio 2015-2017. O mandato, no caso, vai de 17 de março de 2015 à 16 de março de 2017.

Os Conselhos de Odontologia no Brasil foram criados pela Lei Federal nº 4.324/64 como o marco regulatório da autarquia responsável pela fiscalização e condicionamento regular do exercício profissional daqueles que desenvolvem a atividade legalmente. A cada dois anos, estes Conselhos realizam o processo democrático de votação da equipe que estará responsável pela condução dos rumos da instituição. O voto, obrigatório para todos os profissionais com menos de 70 anos, é o instrumento de participação ativa do Cirurgião-Dentista dentro da sua categoria.