CRO PRESENTE EM SOLENIDADE DA PREFEITURA DO RECIFE

Data publicação: 04/03/2015

Novos residentes dos programas da PCR foram recebidos pelo Secretário de Saúde

Na última terça-feira, 03 de março, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Rogério Zimmermann, compareceu a solenidade de acolhimento aos residentes dos Programas de Residência em Saúde do Recife. Promovido pela Prefeitura do Recife, o encontro contou com a presença de muitos dos novos residentes, além do Secretário de Saúde da PCR, Jailson Correia, o Coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Oscar Correia, a Coordenadora de Residência Médica do Recife, Izabel Brandão, o Presidente da Associação Brasileira de Odontologia seção Pernambuco (ABO-PE), Alexandre Rizuto e diversos outros profissionais da saúde.

Todos os Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU) são orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são oito: Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC), Residência em Medicina em Psiquiatria, Residência de Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Residência em Enfermagem, Residência em Odontologia em Saúde Coletiva, Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde e Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. De acordo com a Coordenadora de Residência Médica do Recife, Izabel Brandão, "A residência proporciona um crescimento pessoal e profissional a quem a faz. É de extrema importância pois ela reforça o compromisso com a formação de recursos humanos para a nossa saúde".

O Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, exaltou o fato de tantos residentes estarem presentes na solenidade. "Hoje é um dia de alegria, estamos recebendo uma turma jovem e isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Formar residentes é formar novos líderes da saúde, é contribuir no presente e no futuro para que o nosso sistema de saúde seja cada vez melhor."

Para a Coordenadora da Residência em Odontologia em Saúde Coletiva, Ana Beatriz Vasconcelos, "Esse programa vem qualificar esses profissionais que estão chegando da graduação e, consequentemente, qualificar os serviços oferecidos. A Residência em Odontologia em Saúde Coletiva tem o propósito de preparar esse Cirurgião-Dentista formado para o Sistema Único de Saúde (SUS)".Ao todo, a Residência em Odontologia em Saúde Coletiva oferece 12 vagas com duração de dois anos .

Hoje, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde da PCR, o Recife possui 8 distritos sanitários, 146 equipes de Saúde Bucal e 6 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).