FALSO DENTISTA É AUTUADO EM FLAGRANTE NA CIDADE DE LIMOEIRO

Data publicação: 27/03/2015

Ação do CRO-PE foi em conjunto com as Polícias Civil e Militar

A Operação Malha da Lei, ação conjunta entre a Polícia Civil, Militar e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), conseguiu flagrar, na manhã desta sexta (27), um Auxiliar em Prótese Dentária (APD) que atuava como Cirurgião-Dentista, exercendo ilegalmente a profissão na cidade de Limoeiro. O suspeito, Gilberto Dias da Silva, foi preso no local que funcionava como consultório odontológico, próximo a Feira da Banana, no centro da cidade.

De acordo com a Presidente da Fiscalização do CRO-PE, Paloma Genu, "o CRO-PE recebeu a denúncia da atuação do suspeito, este que não é graduado na área como Cirurgião-Dentista, o que o impossibilita de exercer as funções deste profissional e articulou a ação com as Polícias Civil e Militar". Ainda de acordo com Genu, "chegando ao local, foram encontrados materiais de uso exclusivo do Cirurgião-Dentista, como instrumentos de cirurgia, fórceps, anestésicos, alguns elementos dentários no lixo, estes que demonstravam a brevidade da atuação dele e comprovando o exercício da profissão de Cirurgião-Dentista pelo suspeito".

No local, que se encontrava em péssimas condições de higiene, ainda foram encontradas várias Próteses dentárias, muitas delas encontradas no chão bem próximas ao esgoto. "Nós encontramos um forno elétrico culinário, que provavelmente era utilizado para esterilização do material, já que o local não contava nem com estufa nem com autoclave, utilizadas no processo de esterilização do material odontológico", explicou Dr Igor Morais que foi o responsável pela autuação.

As Polícias Civil e Militar levaram o suspeito para a Delegacia de Limoeiro onde foi registrado o Termo Circunstancial de Ocorrência. O autuado ainda prestou depoimento e será indiciado por exercício ilegal da profissão e responderá a processo ético no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE).

O Falso Dentista deve responder pelo Art. 282 do Código Penal. O exercício da Odontologia por profissionais não habilitados é crime. Denuncie por meio dos canais de comunicação do Conselho.