DIA DA SAÚDE E DA NUTRIÇÃO

Data publicação: 31/03/2015

SAIBA MAIS SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO

Em comemoração ao Dia da Saúde e da Nutrição, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), convidou a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 6ª região - Pernambuco, Drª Leopoldina Augusta Souza Sequeira, para falar um pouco sobre essa área tão importante por ser complementar para o trabalho desenvolvido na Odontologia. Confira a entrevista completa:

Qual a importância dos hábitos alimentares para uma vida saudável?

A alimentação é um dos direitos humanos e está disposta na Constituição Federal como tal. É a base da sobrevivência da vida. Ter e manter bons hábitos alimentares exige do indivíduo discernimento, pois não existe alimento proibido ou milagroso - existe o bom senso para alimentar-se corretamente.

Que tipo de alimentação seria considerada uma "alimentação saudável"?

Uma alimentação saudável garante os nutrientes necessários ao perfeito funcionamento do organismo, todavia, como não há alimento completo capaz de suprir o organismo com todos os nutrientes necessários à manutenção e preservação da saúde, é fundamental primar por uma diversidade alimentar durante as refeições.

Hábitos alimentares saudáveis são construídos ao longo da vida, desde o nascimento, com a oferta do leite materno que deve ser exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos de vida da criança, o que garantirá o aporte dos nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento adequados.

Logo, uma alimentação completa, variada e equilibrada associada à prática de atividades físicas é necessária para obter qualidade de vida e prevenir inúmeras doenças.

Qual a importância do estabelecimento de uma data para se falar a respeito da nutrição correta?

A data 31 de março, dia da Saúde e da Nutrição, é uma oportunidade para as pessoas pensarem na sua própria saúde e reverem seus hábitos alimentares em busca de vida saudável, e para que as instituições, públicas e privadas, reorganizem suas ações no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável nessa área.

Quais são os alimentos importantes para boca, dentes e gengivas?

De maneira geral, uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, é um grande aliado da saúde bucal. A escolha deve ser por alimentos nutritivos como frutas, verduras, leguminosas, castanha-do-pará, nozes e produtos de origem animal como leite, queijos, peixes, carnes e ovos.

Lembrando que alimentos de textura mais consistente, ricos em fibras, promovem a limpeza dos dentes e gengivas durante a mastigação e aumentam o fluxo de saliva evitando a formação de placa bacteriana.

Dicas de hábitos alimentares ligados diretamente à manutenção da saúde da região da boca:

• Para a garantia da saúde bucal, é importante incentivar o consumo de todas as frutas e verduras, de preferência as da época (possuem mais nutrientes) e sempre que possível, as orgânicas, além dos alimentos integrais, estes ricos em fibras;
• Evitar alimentos gordurosos, molhos, café, refrigerante, doce, biscoito, sucos industrializados, pães brancos e condimentos fortes, pois além de não serem adequados para a manutenção da qualidade de vida, eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes;
• Dar preferência às gorduras boas como as encontradas nas castanhas e no abacate;
• Evitar alimentos moles e pegajosos, que ficam presos entre os dentes e que, junto com a placa bacteriana, produzem substâncias ácidas, que atacam o esmalte e levam à formação de cáries;
• Atenção aos horários das refeições: evitar alimentos açucarados e ácidos durante os lanches, principalmente antes de dormir, pois eles tornam a saliva mais ácida, diminuindo o pH da boca, tornando os dentes mais vulneráveis às doenças bucais;
• Ingerir bastante água, que além de ser um alimento necessário para as funções vitais do organismo, é importante para o mecanismo de limpeza dos dentes.