CRO-PE DISCUTE COM DEPUTADOS A CRIAÇÃO DO CARGO DE PERITO ODONTOLEGISTA EM PERNAMBUCO

Data publicação: 25/05/2015

Reunião foi o segundo encontro sobre a criação do Projeto de Lei que abordará a criação do cargo de perito Odontolegista em PE


Responsive image

Na tarde desta segunda-feira, 25 de maio, Eduardo Vasconcelos, membro e representante do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e o Coordenador do setor de fiscalização da autarquia, Igor Morais, se reuniram com o Deputado Estadual Lucas Ramos e o Assessor da Presidência da Alepe, Sérgio Leite, para discussão acerca do projeto de lei que abordará a criação do cargo de perito Odontolegista nos Institutos Médico Legais (IMLs) no estado de Pernambuco. Em encontro acontecido anteriormente na sede do CRO-PE, em 29 de janeiro deste ano, houve a apresentação da demanda acerca da importância da perícia Odontolegal na solução de diversos casos no estado ao Deputado Lucas Ramos e a sinalização de ambas as partes - CRO e Deputado - na criação do projeto mediante a coleta de material essencial.

Desta vez, durante o encontro que aconteceu na Alepe, foram entregues os projetos de leis já vigentes nos estados da Paraíba e da Bahia, além de dados fornecidos pela chefia do setor de Odontologia Legal do IMLPAC (Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha) para servirem de base na elaboração do projeto de lei pernambucano. De acordo com dados de produção de perícias odontológicas realizadas no IMLPAC, 60% das perícias são relativas à estimativa de idade, 30% dos casos são relativos à trauma de face, 5% são de perícias em carbonizados e 5% são de perícias para identificação. O Instituto ainda ressaltou que todas as perícias foram realizadas por um único profissional, o que ratifica a forte demanda reprimida.

"O caminho mais viável seria incluir essa categoria nos próximos concursos destinados aos IMLs do estado de Pernambuco. O que nós precisamos é desse embasamento todo aqui hoje dado para fazermos uma força-tarefa e apresentarmos o projeto de lei ao Secretário de Saúde e, também, ao Secretário de Defesa Social - como forma de darmos celeridade aos procedimentos do IML. Eu acho que esse é o maior ganho que nós temos: aproveitar esse momento de discussão inclusive de abertura de novas unidades do IML no estado para integrarmos uma pauta tão importante como é a criação desse cargo de perito Odontolegista nas unidades do estado", comentou o Deputado Lucas Ramos.




© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por