CRO-PE PRESENTE EM FÓRUM DE INTEGRAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS PALIATIVOS

Data publicação: 04/06/2015

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cremepe

Com o objetivo de proporcionar discussão acerca dos Cuidados Paliativos, tema este de extrema importância para todos os profissionais de saúde, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), através da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos, realizou no último dia 30 de maio o Fórum de Integração Multiprofissional em Cuidados Paliativos.

O encontro, que aconteceu na sede do Conselho, no Espinheiro, contou com a abertura do vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, e lançou alguns desafios para a equipe multiprofissional que atua com cuidados paliativos representada por profissionais de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Odontologia.

"A participação do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) no I Fórum de Integração Multiprofissional em Cuidados Paliativos entre Conselhos de Saúde, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, foi essencial para que a Odontologia divulgue a atuação do Cirurgião-Dentista no cuidado de pacientes sob cuidados paliativos para os profissionais que atuam nessa área de modo a inseri-los na equipe multiprofissional", comentou Dr. Antônio Carlos Moura, Diretor do Centro de Odontologia Sistêmica - Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.

O vice-presidente do Cremepe também reafirmou a importância de debater o tema e garantir a valorização destes cuidados. “O Cuidado Paliativo é uma questão de dignidade humana e é muito importante para todos os profissionais de saúde poder discutir eutanásia, ortotanásia e assim garantir a qualidade da assistência na terminalidade da vida”, comentou Dubeux.

A conselheira do Cremepe, Zilda Cavalcanti, fez uma explanação sobre os cuidados, onde ressaltou os destaques destes procedimentos. “Os cuidados paliativos atentam para o paciente e também para os seus familiares porque quando alguém adoece, toda a família está junta. Os cuidados afirmam a vida e aceitam a morte”, explicou Zilda.