FÓRUM SOBRE ODONTOLOGIA HOSPITALAR E DOMICILIAR NO ESTADO REÚNE PROFISSIONAIS

Data publicação: 29/06/2015

V Fórum aconteceu no último sábado, 27, no auditório do SOEPE

No último sábado, 27, o auditório do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE) foi local de encontro para todos os profissionais e graduandos que atuam e tem interesse no exercício da Odontologia Hospitalar e Domiciliar. Promovido pela Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar (COH) do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Drª Aurora Karla Vidal e equipe, o Fórum contou ainda com o apoio do CRO-PE, da Associação Brasileira de Odontologia /Seção PE (ABO/PE) e do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE).

Com programação que se estendeu por toda a manhã, assuntos como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no contexto da Odontologia Hospitalar (Com Dr. Luiz Henrique Campêlo de Lira), Assistência Odontológica Hospitalar Civil Pública, Filantrópica e Privada (Com Drª Aurora Karla Vidal), Assistência Odontológica Hospital Militar (Com Dr. Genival Moura da Silva), Assistência Odontológica Domiciliar (Com Drª Berta Moreno), entre outros, foram abordados. "Esse Fórum é importante pois ele abre a discussão, o diálogo no estado de Pernambuco sobre o tema que, por sinal, é uma realidade já antiga, nós já praticamos a Odontologia Hospitalar e Domiciliar há tempos. O que ocorre hoje é que estamos em um momento de organização, reconhecimento e valorização da prática, da busca de normatizações junto ao CFO para que possamos ficar mais assegurados no exercício dela", explicou Drª Aurora Karla Vidal.

O Fórum ainda contou com a presença de profissionais de outros estados, interessados pela discussão acerca da Odontologia Hospitalar e Domiciliar. "É uma área que na realidade existe há muito tempo e como trabalho e milito por ela no Rio Grande do Norte, quis estar aqui e conhecer a experiência dos profissionais de Pernambuco no exercício da OHD", comentou Heverton Fernandes Duarte, membro conselheiro do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN). Germana Sales, Cirurgiã-Dentista e Professora da Universidade Federal da Paraíba, também compareceu ao encontro. "Apesar de atuar na área de Dentística, tenho bastante interesse na área de OHD principalmente com o que acontece atualmente, com cada vez mais possibilidades do ingresso do profissional da Odontologia neste ambiente hospitalar. Sem dúvidas a discussão acerca do exercício no ambiente hospitalar e domiciliar é necessária a toda a classe", finalizou Germana.

ENCONTRO NACIONAL DE COH

Nos dias 29 e 30 de maio, o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Prof. Dr. Rogério Zimmermann e a Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO/PE, Profª Drª Aurora Karla Vidal, compareceram ao VII Encontro Nacional de Comissões de Odontologia Hospitalar. Sediado na cidade de Curitiba/ PR, o encontro reuniu representantes do Conselho Federal de Odontologia (CFO) além de Presidentes de vários Conselhos Regionais. Colocado sob votação e após aprovação unânime dos 17 representantes de COH dos CROs, caberá ao CRO/PE sediar o próximo Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar, em novembro deste ano.