12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACONTECE EM OLINDA

Data publicação: 30/06/2015

Encontro reuniu representantes de todos os âmbitos da saúde para discutir soluções e propostas


Responsive image

Termina hoje, 30, a 12ª Conferência Municipal de Saúde do município de Olinda, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o tema "Saúde é um Direito Constitucional! SUS de Qualidade, Público e Estatal", o encontro, que durou dois dias (29 e 30 de junho), reuniu a população olindense, usuários, trabalhadores e gestores para discutir a saúde enquanto direito de cidadania.

As Conferências de Saúde são instâncias de participação social no SUS e ocorrem no âmbito dos municípios, estados e União. A 12ª Conferência de Olinda é uma etapa para a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e, posteriormente, para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Nela, participaram 90 delegados do segmento de usuários (eleitos na Pré-Conferência de Usuários no último dia 06 de junho), 50 delegados do segmento de trabalhadores (eleitos na Pré-Conferência de Trabalhadores no último dia 17 de junho), 50 delegados do segmento gestor (eleitos na Pré-Conferência de Gestores no último dia 16 de junho), além de observadores inscritos para acompanhar as discussões e votações e convidados representantes de instituições - ambos sem direito a voto, apenas à voz. Durante as atividades de debate de temas de interesse ao SUS, aconteceu, também, a construção, discussão e definição das propostas apreciadas na Plenária final do encontro que servirão de base para as deliberações nas Conferências estadual e nacional e, ainda, a eleição dos delegados para a Conferência Estadual (60 delegados, sendo 30 usuários, 15 trabalhadores e 15 gestores).

"As Conferências acontecem a cada quatro anos e dentro delas normalmente se elabora o Plano Municipal onde temos, também, a Odontologia. Na elaboração do último Plano, tivemos dois grandes avanços: estipulamos que cada nova equipe de Saúde da Família colocada em Olinda tem que trabalhar em conjunto com uma equipe de Saúde Bucal, além de conseguir, também, unir a visita da gestante no pré-natal à consulta odontológica. Esta Conferência não é para elaboração do plano, é para acompanhar o que foi e o que não foi executado do anterior para que se reformule as ideias pois daqui sairão 20 propostas para o município, 10 propostas para a Conferência Estadual e 10 propostas para a Conferência Nacional", explicou Romero Dias, representante do CRO-PE nos Conselhos Estadual e Municipal (Olinda) de Saúde.

"Nós fizemos a divulgação para todos os profissionais da Odontologia para que participassem e se inscrevessem. Os delegados aqui presentes foram selecionados em todos os âmbitos que a saúde abrange e a Odontologia não ficou de fora: vão ser discutidas as propostas para, assim, darmos impulso à Odontologia a nível municipal agora e, posteriormente, estadual e nacional. Daqui sairão representantes para as outras Conferências e, com certeza, estarão presentes representantes da Odontologia nas outras etapas da discussão", finalizou Rejane Magalhães, Coordenadora de Saúde Bucal de Olinda e delegada na Conferência.



© 2025 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por