Data publicação: 14/07/2015
A 2ª Jornada Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal, evento científico programado para acontecer de 02 à 04 de setembro de 2015, reunirá Cirurgiões-Dentistas, Advogados, Médicos e demais profissionais da saúde com atuação e interesse nos aspectos éticos, legais e periciais executados e relacionados a profissão. Entre a programação, estão previstas diversas mesas-redondas com renomados profissionais forenses debatendo temas como traumatologia, identidade e identificação, fiscalização do exercício profissional, entre outros. Confira entrevista com a Presidente da Jornada, Profª Drª Paloma Genu.
- Quando aconteceu a 1ª Jornada?
A primeira Jornada aconteceu em 1996 no antigo hotel Miramar, hoje Recife Monte Hotéis, na qual compareceram os maiores nomes da Medicina e Odontologia Legal da época. A Jornada teve grande repercussão já que tinha acontecido o assassinato de PC Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor, e o Dr. Jorge Sanguinetti que contestava a versão de homicídio seguido de suicídio deu uma palestra que lotou o auditório.
- Qual a necessidade de se retomar a discussão acerca da Odontologia Legal no estado?
Pernambuco é um dos pouquíssimos estados brasileiros que não apresenta Odontolegistas nos quadros da Polícia Científica e que sempre foi destaque nas Ciências Forenses, possuindo grandes nomes na Medicina e Odontologia Legal. Não é de hoje que pleiteamos o concurso para o cargo de Odontolegista . As lesões na face e boca necessitam de um exame específico feito por um profissional da Odontologia para que a perícia seja realizada de forma correta. Casos de acidentes aéreos recentes e de grande repercussão como o voo 447 da Air France ocorrido em 2009 e o do voo 4896 da NOAR em 2011 mostraram a fragilidade de nossa polícia científica em não ter nos seus quadros a figura do Odontolegista. Foi necessário trazer peritos de outras localidades para proceder a identificação dos corpos, fato este vergonhoso para o nosso Estado. Esperamos com este evento mais uma vez ratificar a força da Odontologia Legal Pernambucana e chamar a atenção para a necessidade da realização do concurso.
- O que os profissionais poderão conferir durante a Jornada?
Nossa proposta é abordar temas atuais como, por exemplo, Feminicídio, com enfoque em áreas diferentes: Medicina, Odontologia e Direito. A abordagem dada por profissionais de áreas distintas das Ciências Forenses enriquece a discussão de temas como Responsabilidade Profissional na área da saúde. Os maiores nomes da Medicina Legal, Odontologia Legal e Direito estarão presentes nesta Jornada.
2ª JORNADA PERNAMBUCANA DE MEDICINA E ODONTOLOGIA LEGAL
De 2 a 4 de setembro de 2015,
no Centro de Convenções de Pernambuco.
Inscrições: www.jornadapelegal.com.br