CRO-PE ALERTA: ESCOVAR OS DENTES COM CÚRCUMA NÃO TEM BASE CIENTÍFICA

Data publicação: 21/07/2015

Em resposta aos recentes questionamentos apresentados sobre as atuais afirmações da apresentadora Bela Gil, que indicou uso de cúrcuma para escovação dos dentes, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) esclarece que há diversos tratamentos fitoterápicos que se utilizam de ingredientes como o Juá, por exemplo, mas que não há, de fato, respaldo científico na eficácia contra as cáries e doenças na gengiva.

A questão foi amplamente debatida depois que a apresentadora fez um post sobre o uso da cúrcuma para escovar os dentes em sua página do Facebook onde, além de falar sobre as propriedades da cúrcuma, ainda lista substâncias que considera "porcaritos" na pasta de dente, como o flúor, estando totalmente equivocada, pois tal componente é inteiramente benéfico na prevenção da cárie e das doenças gengivais. "Cientificamente comprovado, em diversos tipos de utilização, o flúor é um componente essencial. Em primeiro lugar, inclusive, no abastecimento de água, por exemplo", comentou Prof. Dr. Breno Mello, um dos pioneiros na pesquisa sobre o Juá na Odontologia.

Ainda de acordo com o Conselho, a preferência deve ser pela pasta de dente, produto com eficácia comprovada para auxiliar na escovação.