CONSELHO E REPRESENTANTES DE FACULDADES DE ODONTOLOGIA DO ESTADO DISCUTEM POSSIBILIDADE DO TESTE DE PROGRESSO

Data publicação: 04/08/2015

Exame de desempenho nas disciplinas da Odontologia foi tema de reunião

Nesta Segunda-feira (03.08), a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) recebeu, na sua sede, os representantes das Faculdades de Odontologia do estado para discutir as vantagens e desvantagens da implementação de um processo de avaliação, chamado "Teste do Progresso", aos estudantes da área da Odontologia no decorrer da sua graduação.

Participaram do encontro o Presidente do CRO-PE, Rogério Zimmermann, o Secretário Geral da autarquia, Alfredo de Aquino Gaspar, os Conselheiros Thereze Britto e Eduardo Vasconcelos, além de Paulo Muniz (Diretor da ASCES), Rossana Barbosa Leal (Coordenadora Adjunta do Curso de Odontologia da ASCES), Paulo Góes (representante da Pró-Reitora da UFPE, Ana Cabral), Silvia Janelli (Coordenadora do Curso de Odontologia da UFPE), Felipe Bravo (Coordenador do Curso de Odontologia da UNINASSAU), Sara Grinfeld (Professora da UFPE) e Elaine Quedas de Assis, professora da Universidade de Guarulhos e representante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), onde o projeto do Teste do Progresso também está sendo discutido.

A reunião procurou esclarecer aos presentes o chamado “Teste do Progresso” e debater como se daria o amadurecimento do processo junto às entidades de ensino. A experiência da instauração do procedimento em São Paulo foi relatada e as contribuições oferecidas pela Professora Elaine Quedas guiaram o encontro e geraram debate muito produtivo.

"Nós de São Paulo, que também estamos na mesma luta da melhora da educação da Odontologia do Brasil, estamos extremamente felizes em poder contribuir nesse processo aqui em Pernambuco. A presença dos gestores das Faculdades de Odontologia do estado aqui, hoje, faz com que nós possamos pensar com outros olhos a avaliação do estudante de Odontologia e, consequentemente, a formação desse suporte. O Teste do Progresso é uma forma de você avaliar o conhecimento cognitivo do acadêmico mas também é uma forma da Faculdade, do Curso de Odontologia se avaliar e das próprias disciplinas em si se avaliarem. Ou seja, ganha o estudante e, também, a Instituição que aderir ao processo. Como estamos nesse procedimento de mudança e estamos vendo acontecendo a implementação na Medicina fortemente, nós acreditamos que a união do CRO-PE com as Faculdades irá trazer mais força para que isso, de fato, aconteça."