Data publicação: 03/09/2015
Na tarde da quarta-feira, 02, teve início a programação científica, mesas-redondas e palestras da II Jornada Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal. O evento, que reúne Cirurgiões-Dentistas, Médicos, Advogados e demais profissionais da saúde com atuação e interesse nos aspectos éticos, legais e periciais executados e relacionados à profissão, acontece de 02 a 04 de setembro no centro de convenções de Pernambuco.
Durante toda a tarde, renomados profissionais falaram de diversos assuntos em áreas como a Traumatologia Forense (Lesões Intra Vitam e Post Mortem, com o Prof. Dr. Nilo Jorge; Os dentes e o Artigo 129, com o Prof. Dr. Casimiro Almeida; e Casuística no IML Cuiabá MT, com o Prof. Dr. Célio Spadacio) e a Identificação (Identificação por Imagem, com o Prof. Dr. Malthus Galvão; Identificação em Carbonizado, com o Prof. Dr. Rodolfo Melani; Identificação por Marcas de Mordida, com o Prof. Dr. Jeidson Marques; e DNA nos Desastres de Massa, com o Prof. Dr. Carlos Souza).
A noite, a abertura do evento contou com a presença da Presidente da Jornada, Profª Drª Paloma Genú; o Presidente do CRO-PE, Prof. Dr. Rogério Zimmermann; o Presidente da ABO-PE, Alexandre Rizuto; o Presidente do Soepe, Ailton Coelho e o representante da ABOL, Mário Fernandes. Tanto o Presidente do CRO-PE como a Presidente da Jornada enalteceram a busca dos profissionais pela criação do Cargo de Perito Odontolegista no Estado e lembraram que, desde a primeira Jornada, acontecida em 1993, essa é uma luta dos profissionais da Odontologia do Estado.
"A nossa Jornada é importante como meio de pressionarmos e mostrarmos a força da Odontologia Legal Pernambucana em relação a necessidade do concurso do cargo de Odontolegista no Estado", comentou Paloma Genú.
"O convite me honra muito, eu fico muito feliz em retornar a Pernambuco mesmo porque eu tive oportunidade de participar da primeira jornada e eventos como este fazem com que a Odontologia e a Medicina Legal caminhem juntas porque o caminho é um só, na verdade: auxiliar e contribuir na busca da verdade e fornecer as informações que as autoridades necessitam", explicou Casimiro Almeida.
"Vim prestigiar o Prof. Zimmermann, que luta pela criação do cargo de Odontolegista aqui em Pernambuco há muito tempo, e, claro, participar de um evento que debate sobre a identificação humana junto a renomados profissionais amigos, é gratificante. Precisamos lembrar que o Odontolegista num IML é importantíssimo para as identificações humanas e, também, para o atendimento das perícias em pessoas vivas, que sofreram lesões, o que é praticamente 30% de todos os periciados", explicou Malthus Galvão.
A II Jornada Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal continua hoje, 03, a partir das 14h e se estende até amanhã, sexta-feira, 04.
Confira a programação completa aqui: http://jornadapelegal.com.br/programacao.html