SEGUNDO DIA DA JORNADA CONTA COM SIMPÓSIOS E PALESTRAS

Data publicação: 04/09/2015

O segundo dia da II Jornada Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal, assim como na quarta-feira, transcorreu com público variado interessado nos diversos simpósios, palestras e apresentações de trabalhos.

Profissionais e estudantes de Odontologia assistiram a dois simpósios: o primeiro sobre Responsabilidade Profissional (Casuística - enfoque na importância da doc. por meio de casos periciais que realiza para o TJ/SP - com o Prof. Ricardo Henrique; Casuísticas da Odontologia Legal no MP/RS, com o Prof. Mário Fernandes; e Gerenciamento do Risco Jurídico na Odontologia, com o Prof. Eduardo Dantas) e o segundo sobre Feminicídio (Análise do Índice de Feminicídio em Londrina/Paraná, com a Profª Isabel Cristina Kohler; Feminicídio – Entre uma política criminal de gênero e o simbolismo penal – uma análise criminológico-crítica, com a Profª Érica Babini Machado; e Feminicídio: um olhar sobre a mulher à luz dos direitos humanos, com a Profª Maria José Luna).

" O gerenciamento do risco jurídico para o exercício da atividade é muito importante para todo e qualquer profissional. No caso do simpósio de hoje ele mostra, também, o que pode e o que não deve ser feito à luz tanto da legislação como, também, das resoluções do Conselho Federal de Odontologia", explicou Eduardo Dantas.

Já as palestras do dia ficaram a cargo do Prof. Dr. Nilo Jorge, com a palestra sobre "Balística", e do Prof. Dr. Rogério Zimmermann, que falou sobre "Exercício Ético Legal da Odontologia nos dias atuais" e ainda lembrou a realização da primeira Jornada na abertura da sua apresentação. "O momento serve para lembrarmos da primeira jornada onde tínhamos entre nós pessoas como o Prof. Armando Hermes Ribeiro Samico, uma referência para todos que se dedicam à arte da ciência forense, e, também, o saudoso mestre Dr. Jorge de Souza Lima", lembrou Zimmermann.

"É sempre um acréscimo participar de eventos e essa Jornada é muito importante pois, na minha época, nós não tínhamos essa visão que existe hoje, ou seja, tudo é novidade. Muitas vezes imaginamos que a Odontologia se resume à peça anatômica, à mandíbula e estamos vendo que não é bem assim, ela tem interação com áreas como a medicina, enfermagem, biologia. O evento está sendo muito rico para todos os profissionais que estão presentes", finalizou Kilma Helena Guimarães Alves, Cirurgiã-Dentista.