Data publicação: 26/10/2015
Com o título CÂNCER DE BOCA -DA PREVENÇÃO À PALIAÇÃO, a semana do Combate ao Câncer de Boca,oficializada no Estado de Pernambuco através da Lei Nº 13.411 (14/ 04/ 2008), aconteceu entre 16 e 23 de outubro com programação extensa para os PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL. Ela foi uma parceria entre o CRO-PE, o Soepe , a ABO-PE, a UPE e a Coordenação de Saúde Bucal da PCR, idealizada pela Profª Drª Aurora Karla Vidal.
As atividades tiveram como público-alvo Profissionais,residentes e acadêmicos de graduação da área de saúde nos auditórios da Universidade de Pernambuco e da Prefeitura da Cidade do Recife.
Tratando de diversas vertentes dentro do tópico central "Câncer Bucal", profissionais falaram sobre assuntos como "Atenção Primária à Saúde como forma de prevenção do câncer de boca", "Diagnóstico das lesões bucais e interpretação do hemograma", entre outros.
Na sexta-feira, 23, como parte das comemorações do dia do Cirurgião-Dentista (25 de outubro) o evento contou com a presença do Presidente do CRO-PE, Rogério Zimmermann, da Coordenadora de Saúde Bucal da PCR, Ana Beatriz Vasconcelos, do Secretário de Saúde da PCR, Jailson Correia, além do Presidente da ABO-PE, Alexandre Rizuto e o Presidente do Soepe, Ailton Coelho. Ainda nesse dia, os presentes puderam conferir o curso sobre "Diagnóstico das lesões bucais e interpretação do hemograma" com o Prof. Dr. Airton Vieira Segundo, que foi bastante solicitado pelos profissionais que participam do Ciclo de Atualização do CRO-PE junto à Prefeitura da Cidade do Recife.
Para a organizadora da semana, Profª Drª Aurora Karla Vidal, " O câncer de boca se constitui um problema de saúde pública, cuja prevenção e controle deverão ser priorizados. A
Universidade, através deste Programa, participa na resolução de problemas locais com prestação de serviços e promoção de eventos que complementam e difundem o conhecimento gerado na mesma. Contribui
ainda para a formação humanizada dos profissionais de saúde com vivência do Sistema Único de Saúde SUS e favorece o diagnóstico acurado e precoce das lesões bucais através de estímulo ao autocuidado e capacitação teórico/ prática de profissionais".