ASSEMBLEIA HOMENAGEIA CIRURGIÕES-DENTISTAS PELO SEU DIA

Data publicação: 27/10/2015

Em Reunião Solene na noite desta segunda-feira, 26, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, atendendo requisição do deputado Lucas Ramos (PSB), homenageou o profissional Cirurgião-Dentista pela comemoração do seu dia nacional, 25 de outubro.

A sessão foi presidida pelo deputado Aluísio Lessa(PSB) e contou com a presença de importantes nomes da Odontologia e autoridades. A mesa fico constituída pelo deputado licenciado Alberto Feitosa (Secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife e representante do Prefeito Geraldo Júlio); Prof. Emanuel Sávio (representante do reitor da Universidade de Pernambuco, Sr. Pedro Falcão); Ailton Coelho (Presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco); Paulo César Oliveira (Coordenador Estadual de Saúde Bucal, representando a Secretaria de Saúde de Pernambuco); Rogério Zimmermann (Presidente do CRO-PE) e Alexandre Rizuto (Presidente da ABO-PE).

Na ocasião, como em todos os anos durante a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) promove a entrega de medalhas, diplomas e certificados a nomes de destaque na Odontologia do estado. Duas medalhas que recebem os nomes dos grandes Cirurgiões-Dentistas Profº Ageu de Aquino Sales e Profº Edrizio Barbosa Pinto, o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Pernambucano, o Diploma "25 anos de inscrição ininterruptos no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco" fazem parte da celebração do dia 25 de outubro e foram entregues durante a sessão solene, além do Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Parlamentar, este destinado ao Deputado Lucas Ramos, parlamentar que acompanha as reivindicações da categoria de perto.

"A minha felicidade em ter apresentado o requerimento, este aprovado por unanimidade pelos deputados para que pudesse ser realizada essa sessão em homenagem ao dia do Cirurgião-Dentista, e ver o plenário da Assembleia lotado de autoridades, de profissionais, muitos deles referências nacionais na função que desenvolvem, me faz ter a certeza de que, com essa sessão, nós perpetuamos o exemplo desses profissionais íntegros, dedicados e compromissados com a saúde pública dos pernambucanos. Então fazer parte desse momento de homenagem para nós é uma alegria imensa e, além disso, reforça o nosso empenho quando discutimos a inclusão e o reconhecimento da função de Perito Odontolegista nos IMLs que funcionam em Pernambuco. É importante que esses profissionais possam desenvolver suas atividades para dar mais celeridade no processo de identificação de óbitos. Entendemos ser esse um avanço para que nós possamos não só oferecer mais saúde aos pernambucanos como, também, garantir a segurança nos processos que estão estabelecidos no Instituto Médico Legal hoje", relatou Lucas Ramos.

Os presidentes do CRO-PE, Rogério Zimmermann, e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PE), Alexandre Rizuto, receberam as placas de homenagem da Assembleia.

"Reconhecemos o trabalho que vem sendo feito mas muito há de ser conquistado e a Odontologia e as suas instituições estão sempre prontas a colaborar. Não tenham dúvidas que é uma responsabilidade de todos nós que queremos o bem da população", disse Zimmermann durante o seu discurso.

Em seguida, os agraciados com as homenagens do CRO-PE pelo perfeito desempenho ético da profissão sem nunca terem recebido penalidade ética em toda a sua vida profissional, receberam as devidas medalhas e diplomas.

• Medalha Profº Ageu de Aquino Sales: Dr. Gustavo Leal de Carvalho, Dr. Lenival Guedes da Silveira e a Drª Estela Santos Gusmão (representada pelo Prof. Alfredo Gaspar);
• Medalha Profº Edrizio Barbosa Pinto: Dr. Rinaldo Ramos de Araújo, Dr. Adolfo José Cabral e Dr. Cleves Medeiros de Freitas;
• Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Pernambucano: Dr. Francisco Veridiano Almeida, Drª Sandra Maria Alves Sayão Maia, Dr. Edvaldo de Melo Pinto, Drª Georgina Agnelo de Lima e Dr. Ivan Brondi de Carvalho;
• Diploma "25 anos de inscrição ininterruptos no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco": 89 Cirurgiões-Dentistas foram homenageados pela Comissão de Medalhas e Honrarias do CRO-PE com os diplomas, dois recebendo solenemente durante a Cerimônia de homenagem: Dr. Alexandre Nascimento e Drª Andrea de Sousa Cristovão Alcazar;
• Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Parlamentar: Deputado Lucas Ramos.

Registramos, ainda, as presenças do Sr. Ten. Coronel Ronaldo de Carvalho, diretor do Centro de Odontologia da Policia Militar de Pernambuco; o vereador da Câmara Municipal do Recife, André Régis; Dr. Luis de França Ribeiro Neto, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região; a Cirurgiã-Dentista Joanna Freire, Secretária Executiva de Coordenação Geral da Prefeitura da Cidade do Recife; a Cirurgiã-Dentista Ana Beatriz Vasconcelos, Coordenadora de Saúde Bucal da PCR; Delegado Fábio Luiz Rebelo, da Divisão de Inteligência da Polícia de Pernambuco; Capitão Zenilde Miranda, coordenador de Odontologia do Hospital Naval do Recife e Avelar Amador, diretor da ABO-Petrolina.

Confira todas as fotos no nosso facebook: