15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE TEVE COMO EIXO O "DIREITO DO POVO BRASILEIRO"

Data publicação: 17/12/2015

*Com informações da FNO

Aconteceu, de 01 a 04 de dezembro, em Brasília/DF, a 15ª Conferência Nacional de Saúde "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas", que teve como eixo o "direito do povo brasileiro".

A cerimônia de abertura da 15ª Conferência pautou como foco principal a discussão e o alinhamento das diretrizes e propostas para nortear as próximas ações durante os quatro anos consecutivos. Além desse aspecto, ganharam ênfase discussões sobre a continuidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na sua integralidade, universalidade e equidade, bem como o combate às propostas de privatização da saúde e, discussão das questões de financiamento e gestão do SUS. A 15ª Conferência também trouxe sete eixos de discussão, sendo eles: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Participação e Controle Social, Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS, Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) defendeu o Piso Salarial Nacional para todos os Trabalhadores do SUS, defende a expansão, de forma qualificada, a assistência em saúde bucal à população brasileira e a valorização de todas as categorias de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Representantes do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba, do Sindicato dos Odontologistas de Santos, da base filiada, e da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) unificaram o discurso da FNO na 15ª Conferência.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde contou, ainda, com a participação de trabalhadores da saúde, gestores públicos e usuários do SUS entre estudantes, aposentados, população do campo, representantes de movimentos LGBT, de defesa da igualdade racial, dos povos indígenas e quilombolas, entre outros.

A 15ª CNS é a etapa central de um processo que mobilizou em 2015 mais de 1 milhão de brasileiros em todo o País, segundo informou a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza. Segundo ela, foram realizadas 5 mil conferências municipais desde abril. Dezessete estados mobilizaram 100% de seus municípios em torno dos oito eixos temáticos da conferência, com discussões que resultaram em mais de mil propostas trazidas ao fórum central de debates.